domingo, 6 de novembro de 2016

Como se tornar inelegível



PRESTAÇÃO DE CONTAS














Soube por acaso e por alguns políticos que todos estavam envolvidos na prestação de contas da campanha passados os trinta dias regulares concedidos pelo TSE. Admirado com a ignorância e fragilidade jurídica desses cidadãos me perguntei porquê.

E entendi imediatamente quem temos para nos representar. Porcaria. Esses cidadãos não se tornam políticos para legitimar liderança, não. Se tornam políticos porque é mais fácil, outros caminhos, etc. e tal. Como podem deixar para a última hora algo tão importante para suas vidas? Quem são seus contratados, qual a influência de sua equipe sobre seus destinos? Assim não dá, vamos para a marcha a ré, vamos para o limbo e o buraco.

Esses candidatos se tornaram estrelas e se portaram como tais. Negaram conversações sobre estruturação de campanha, prestação de contas e marketing. Tinham uma estranha convicção que todos os 265 candidatos seriam eleitos. Não conversei com ninguém que não jurasse ter três mil votos. Maluquice? Não, vaidade. Ignorância. 

Nenhum deles dividiu o total de eleitores pela quantidade de candidatados para tirar o número mínimo de votos para cada um ser eleito. Não sabem matemática, ignoram estatística e história. Estamos perdidos.

A câmara não se renovou. Mas seria importante essa renovação? Os jovens que se colocam já são velhos na malandragem e tem perfeita consciência de que o público, seus eleitores, são um bando de malucos. Assinam o cheque em branco e parte, retornando quatro anos depois. E eles se tornam logo especialistas de fuga, nunca mais encontram aquele eleitor ou grupo que os elegeram.

É nosso pais, é nossa cultura, destrambelhada, agora com a perigosa ascensão da religião misturada com política. Onde vamos chegar?

Se suas próprias contas de campanha não tem valor e fica para a última hora, então o que dizer de suas contas de gestão? Será que entendem ao menos princípios básicos e elementares de contabilidade e auditoria? De legislação? De gestão pública? Afinal o que sabem esses políticos além de malandragem e de vaidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário