quinta-feira, 13 de junho de 2019

Laços bilateiras


Presidentes chinês e quirguiz prometem promover os laços bilaterais
2019-06-13 06:06:40portuguese.xinhuanet.com






(时政)习近平会见吉尔吉斯斯坦总统热恩别科夫
(Xinhua/Yao Dawei)
Bishkek, 12 jun (Xinhua) -- O presidente chinês Xi Jinping e seu homólogo quirguiz, Sooronbay Jeenbekov, se reuniram quarta-feira à noite e prometeram esforços conjuntos para promover os laços bilaterais.
Xi e Jeenbekov tiveram uma reunião na residência presidencial na capital quirguiz de Bishkek, logo depois que o presidente chinês chegou ao país da Ásia Central para uma visita de Estado e para a 19ª cúpula da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS).
Refletindo sobre a amizade tradicional entre os dois países, os chefes de Estado discutiram o futuro das relações bilaterais com uma troca profunda de opiniões sobre os assuntos de preocupação comum.
Ao observar que se trata de sua segunda visita ao Quirguistão em seis anos, Xi expressou a satisfação de visitar um velho amigo.
Avanços significativos nos laços bilaterais foram obtidos nos últimos 27 anos desde o estabelecimento das relações diplomáticas China-Quirguistão, disse Xi, destacando a forte confiança mútua política entre os dois lados, a cooperação econômica mutuamente benéfica, o apoio mútuo em segurança e a coordenação estreita nos assuntos internacionais.
Xi expressou sua apreciação pelas declarações públicas de Jeenbekov em defesa da amizade China-Quirguistão em diversas ocasiões.
O lado chinês aplaude os avanços do Quirguistão no processo de reforma e desenvolvimento e espera mais progressos do país na salvaguarda da estabilidade nacional e na promoção do desenvolvimento econômico, assinalou xi.
A China está pronta para compartilhar com o Quirguistão sua experiência em governança de Estado, para alcançar o desenvolvimento e a prosperidade comuns, indicou xi, elogiando os resultados sólidos na construção conjunta do Cinturão e Rota.
Xi pediu por esforços conjuntos para que sejam conquistados mais frutos na parceria estratégica abrangente bilateral, para beneficiar os povos de ambos os países.
Os dois lados, disse ele, devem intensificar a coordenação dentro dos marcos multilaterais como a OCS e a Conferência sobre Medidas de Interação e Construção de Confiança na Ásia, aderir ao multilateralismo e se opor ao protecionismo e unilateralismo, com a finalidade de contribuir para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Jeenbekov disse apreciar a grande importância que xi atribui às relações bilaterais. Ele manifestou calorosas felicitações pelo 70º aniversário do estabelecimento da República Popular da China e desejou que a China avance ainda mais.
Lembrando que esteve, na semana passada, em uma cerimônia de lançamento para a edição quirguiz do primeiro volume de "Xi Jinping: A Governança da China", Jeenbekov disse que o livro é significativo para que o Quirguistão aprenda com a experiência da China e promova sua própria reforma e desenvolvimento.
Jeenbekov enfatizou que seu país apoia firmemente as medidas adotadas pelo governo chinês para salvaguardar a paz e a estabilidade na Região Autônoma Uigur de Xinjiang e combater o extremismo. Ele também agradeceu à China por seu forte apoio e assistência ao Quirguistão.
O Quirguistão, disse ele, valoriza a influência da China nos assuntos internacionais e está disposto a aprofundar a cooperação com a China em diversos setores dentro do quadro da Iniciativa do Cinturão e Rota, embarcar no trem expresso de desenvolvimento econômico da China e promover um salto de desenvolvimento nas relações bilaterais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário